Transplante capilar
Transplante Capilar – Implante de Cabelo – Porto Alegre
O Transplante Capilar ou Implante Capilar pode ser dividido em dois tipos: O Transplante Capilar FUE (Follicular Unit Excision ou Excisão de Unidades Foliculares) que é feita com retirada das unidades foliculares uma a uma da parte de trás da cabeça, chamado transplante capilar sem corte linear, onde os fios de cabelo retirados um a um serão usados na área da calvície; e o Transplante Capilar FUT (ou Strip), com o corte linear na região de trás da cabeça. As duas podem ser combinadas e feitas juntas, na chamada técnica Híbrida. Com a combinação das duas é possível uma gigasessão de Transplante Capilar pois há uma produção de fios transplantados muito grande, ideal para o tratamento de grandes áreas de calvície, ou calvície avançada.
A grande diferença das duas primeiras é a forma como as unidades foliculares são retiradas da região doadora na parte posterior do couro cabeludo. O preparo destes fios e sua colocação são feitos da mesma forma.
O preparo dos fios de cabelo é feito com uso de microscópios 3D, um a um, e cada enxerto ou unidade folicular pode ter de um a quatro fios. Portanto o número de fios transplantados normalmente é o dobro da quantia de enxertos de unidades foliculares.
Transplante Capilar FUE (Fio-a-Fio)
Nesta técnica todas as unidades foliculares (que podem ter de 1 a 4 fios) são removidas uma a uma do couro cabeludo, usando um equipamento motorizado (Punch) que realiza perfurações de 0,6-0,9 mm de diâmetro. A grande vantagem é não deixar corte visível ou cicatriz linear, permitindo o uso de cabelos bem curtos. Outra vantagem é poder realizar o procedimento em paciente que possuem pouca elasticidade na área doadora ou que já fizeram transplantes capilares anteriores e querem melhorar os resultados.
Também é a melhor indicação para o transplante de barba, pois se consegue retirar pelos da própria barba preservando as mesmas características pilosas da região.
É importante mencionar que na realização do Transplante Capilar FUE os cabelos precisam ser cortados bem curtos para conseguirmos remover corretamente as unidades foliculares sem que elas sejam danificadas.
Em um Transplante Capilar FUE é comum a extração de 2 mil a 3 mil enxertos para cobrir o local de calvície desejado. Como normalmente o número de fios na média atinge o dobro de enxertos, podemos cobrir uma boa área em uma única sessão, atingindo 6 mil fios de cabelo no transplante.
Transplante Capilar FUT (Com Corte Linear)
No Transplante capilar FUT uma faixa de couro cabeludo na parte posterior da cabeça é retirada, de 10 a 30 cm de comprimento, por 1,5 a 2 cm de largura. A região doadora submetida a um fechamento que aproxima as bordas e esconde a cicatriz em meio ao cabelo restante. Para camuflar esta cicatriz utilizamos uma sutura tricofítica, técnica especial que minimiza muito a aparência da cicatriz tornando-a quase imperceptível.
Essa tira de couro cabeludo removido permite a produção de mais de 3 mil unidades foliculares, chegando a 6 mil fios de cabelos transplantados.
Em casos de calvície avançada esta é a melhor escolha pela grande quantidade de fios produzida. Além disso podendo ainda ser associada ao Transplante Capilar FUE, aumentando mais ainda o número de fios em uma única sessão, chamada de Transplante Capilar Híbrido, a maior cirurgia de transplante capilar existente.
Transplante Capilar nas Clínicas Volk
O paciente chega pela manhã cedo na clínica, sendo então preparado para o seu Transplante Capilar. Coloca trajes especiais confortáveis, é fotografado para documentação do caso, permitindo assim comparar o antes e depois do transplante capilar dele. Decide com a equipe sobre o local a ser tratado. Depois o cabelo é preparado para o procedimento e as medicações necessárias para o início são fornecidas (analgésicos, antibióticos).
A anestesia local é utilizada, primeiramente na zona doadora, e permitirá a remoção das unidades foliculares sem dor. Não é necessário sedação, oferecendo ao paciente mais segurança que a anestesia geral, além de uma pronta liberação para retornar para casa após o término do procedimento. As quantidades de anestésico são comparáveis a procedimentos dentários/odontológicos.
Após a remoção, as unidades foliculares são então preparadas por foliculadoras (de 3 a 8 pessoas) em microscópios 3D especiais para efetuar a separação dos enxertos de fios. Assim se impede que sejam implantados fios sem viabilidade, o que melhora muito o percentual de “pega” dos enxertos. As taxas de sucesso dos implantes são superiores a 92% dos fios implantados.
Para fazer os orifícios onde os fios de cabelo serão colocados utiliza-se diferentes tipos de agulhas e lâminas. Aquelas que conferem maior precisão e menor trauma a pele são as Lâminas de Safira, que nos permitem evitar cicatrizes e os temidos “furos” visíveis no couro cabeludo. Também ocorre diminuição de inchaço (edema) no pós operatório do transplante capilar.
No meio do procedimento, é possível mudar de posição, caminhar um pouco, fazer lanches, ir ao banheiro, sem que o processo se torne cansativo. O almoço é feito junto com a equipe, permitindo uma interação com o trabalho, tranquilizando o paciente.
A colocação de fios de cabelo é feita com o uso de pinças microcirúrgicas de alta precisão e auxílio de lupas especiais.
Terminada a colocação dos enxertos capilares o paciente recebe mais uma medicação e um curativo local é feito. Os cuidados para o pós operatório imediato são explicados ao final do procedimento, e todo o material que será necessário é fornecido a ele.
Pós-Operatório do Transplante Capilar
O pós-operatório do Transplante Capilar é muito tranquilo quanto aos sintomas e cuidados necessários. Na maioria das vezes o paciente não apresenta nenhum inchaço (edema) e pouca dor. É feito o uso de analgésicos leves para controlar possíveis desconfortos, além de antibióticos e cuidados com limpeza.
Em poucos dias o paciente que fez o transplante capilar pode voltar a suas atividades normais.
Fotos de antes e depois de Transplante Capilar
De acordo com as orientações do Conselho Federal de Medicina e o Código de Ética Médica, não é permitido a divulgação de fotos de antes e depois de transplante capilar ou de qualquer outro tratamento médico.
Nosso trabalho é uma arte. Utilizamos fio por fio para reconstruir sua autoestima.
A sensação de bem estar e satisfação com a própria imagem é fundamental para a felicidade em nossas vidas.