Calvície
Calvície
A Calvície, ou Alopecia Androgenética, é a alteração capilar mais temida pelas pessoas. Por possuir origem genética, aqueles que possuem o problema, tanto homens como mulheres, precisam enfrentar tratamentos precocemente, na tentativa de manter o volume capilar.
Neste caso, não ocorre queda aumentada de fios. O que acontece na calvície é um defeito no crescimento dos fios, que acabam ficando miniaturizados, finos e pequenos. Assim, com o tempo, o couro cabeludo vai ficando cada vez mais visível e exposto, pela rarefação dos fios.
Os graus de calvície variam e dependem da carga genética do indivíduo afetado. Muitas vezes há sinais bem cedo, até mesmo antes dos vinte anos de idade. A maioria dos casos masculinos costuma evoluir até meados dos 45-50 anos de idade e depois desaceleram ou param. Nas mulheres ocorre o inverso: a calvície feminina costuma se intensificar com a chegada da menopausa.
Os tratamentos médicos devem ser iniciados precocemente, para diminuir a velocidade da calvície ou mesmo frear o processo. Normalmente restaurar a densidade capilar como era antes é improvável, portanto quanto antes tratar melhor. Quando percemos a diminuição ou surgimento do problema, cerca de 40% dos fios já desapareceram.
Entre os tratamentos mais consagrados temos o uso de soluções tópicas como o Minoxidil e o Cetoconazol. Para uso sistêmico é muito comum o uso da Finasterida, que tem seu uso liberado ao público masculino. Uma outra gama de substâncias podem ser usadas, com benefícios muito discutidos.
Recentemente tem se tornado comum os tratamentos com Drug Delivery e LED Capilar (Laser Emission Diode), feitos em consultórios médicos, para atingir resultados mais satisfatórios. O microagulhamento, mesoterapia intradermoterapia, MMP e o roller capilar são técnicas usadas juntamente ao Drug Delivery, na qual se aplicam substâncias tópicas antes do procedimento.
Alguns mitos devem ser quebrados quanto a calvície, como por exemplo, que lavar demais os cabelos seria uma causa, secar com secador de cabelos, deixar os cabelos úmidos, usar bonés ou chapéus. Todas infundadas e pouco verdadeiras.
Também é importante alertar que xampus cosméticos não possuem o poder de frear a alopecia androgenética. Eles servem para limpar o couro cabeludo e fios de cabelo, ou no máximo diminuir a oleosidade.
Antes de realizar qualquer tratamento é necessário um diagnóstico correto de seu problema capilar. O profissional mais bem preparado para isso é o médico Dermatologista.
Fotos de antes e depois de Transplante Capilar – de acordo com as orientações do Conselho Federal de Medicina e o Código de Ética Médica, não é permitido a divulgação de fotos de antes e depois de transplante capilar ou de qualquer outro tratamento médico.
–